A DRAIMAR é a empresa nacional de dragagem e construção marítima de Angola.

Criada em 2007 para realizar projetos para os setores público e privado, a DRAIMAR apoia principalmente a reconstrução nacional de Angola através do desenvolvimento dos principais portos e portos e facilitando o desenvolvimento das principais indústrias nacionais. 

Operando com várias divisões, empregamos mais de duzentos funcionários, incluindo especialistas internacionais de mais de uma dúzia de países diferentes. Nossos especialistas trazem experiência e conhecimento para nossas equipes de projeto e trabalham para tornar a DRAIMAR uma empresa líder em desenvolvimento e treinamento interno. 

Rua Embarcadouro do Mussulo, Base Draimar.

Website: www.draimar.com

Email: info@draimar.com

Tel: 222 020 021

Q O que nós fazemos

A DRAIMAR opera uma frota de dragas e embarcações de apoio capazes de realizar grandes ou pequenas obras de capital, projetos de dragagem de manutenção, recuperação de terrenos e obras de reposição de praias. Trabalhando em águas costeiras são capazes de dragar até profundidades máximas de 25m. A empresa também opera várias plataformas Jack-up em águas costeiras até profundidades máximas de 20m. As plataformas realizam pesquisas de solo e estudos de solo associados ao projeto de engenharia de estruturas marítimas.

Nossa divisão de engenharia e consultoria marítima é responsável pelo projeto e construção de estacas-pranchas de aço e obras de concreto para formar paredes de cais, docas embutidas e estacas tubulares para formar golfinhos. As atividades também incluem a instalação e proteção de taludes sujeitos à erosão das marés através do uso de tecidos geotêxteis, colchões e tubos preenchidos com estéril granular obtido nas operações de dragagem adjacentes. As operações se expandiram para incluir a construção de fundações em estacas e edifícios com estrutura de aço.

As atividades principais são apoiadas pelo departamento de movimentação de terra, que possui uma frota de tratores Caterpillar, escavadeiras, carregadeiras, caminhões basculantes e guindastes Terex. O departamento de terraplanagem é também apoiado pelo departamento de levantamentos da DRAIMAR que dispõe de uma gama de equipamentos hidrográficos e topográficos para a realização de levantamentos batimétricos e terrestres. Através do uso de medidores de corrente também realizamos estudos hidrográficos através do monitoramento da velocidade e direção do fluxo de água em áreas off-shore e de maré.

Desde a constituição da empresa a divisão de ajuda à navegação já instalou mais de 100 bóias de navegação de vários tamanhos ao longo da costa de Angola. As boias auxiliam na demarcação dos canais de embarque existentes dentro dos principais portos e dos canais formados pelas operações de dragagem da empresa.

Desde Fevereiro de 2010, o Grupo opera uma operação de fornecimento de asfalto Tarmacadam a partir de Luanda. A operação é capaz de fornecer todos os tipos de asfalto em até 80 toneladas de produto por hora. Cada entrega é misturada com a especificação exata detalhada pelo usuário final.

A DRAIMAR dispõe ainda de uma frota de equipamentos e pessoal que efectua o planeamento das estradas existentes e pavimentação do novo asfalto, e demos início às obras de retransmissão das estradas em todo o Porto de Luanda. Dentro desta divisão, a DRAIMAR também possui uma frota de veículos rodoviários de transporte capazes de transportar pedra, betume, asfalto e equipamentos em contêineres.

Q História

A DRAIMAR foi formada em 2007 para auxiliar o Governo Angolano na realização de vários projetos de reconstrução nacional após anos de Guerra Civil. Os danos ao país foram generalizados, afetando as principais infraestruturas e restringindo o investimento na economia em geral.

Linha do tempo dos eventos:
2007 - A Draga de Sucção Cutter “Quissanga” foi comissionada e auxiliou imediatamente na ampliação do Porto de Luanda. Desde 2008, uma sequência contínua de projetos de dragagem de novos canais de navegação e reposição de praias ao longo da costa sul de Luanda. Com a Baía do Mussulo esses canais de navegação têm auxiliado o desenvolvimento e expansão da cidade.

2008 - Duas Plataformas Elevatórias “Caponta” e “Caponta II”, foram contratadas para realizar projetos de Investigação Geotécnica de Solos ao longo da costa de Angola. A frota de rebocadores da DRAIMAR foi aumentada, com a adição dos “Passaros II” e “Passaros III”.

2009 - A draga Trailer Suction Hopper “Cazanga” foi comissionada e posteriormente ajudou “Quissanga” na realização de vários projetos de recuperação.\

2010 - Inaugurada a usina de asfalto e criada uma divisão de produção e colocação de asfalto para o governo de Angola. Esta fábrica foi criada para melhorar e expandir a rede rodoviária dentro de Luanda.

2011 - O Jet Suction Sredger “Macoco” foi contratado para realizar projetos de dragagem e recuperação de menor escala e o workboat “Chicala”. Comissionado com guindastes, guinchos e armazenamento de combustível suficiente para suportar o aumento do nível de projetos.

2011 também viu a DRAIMAR dragar áreas contaminadas e trabalhos de recuperação para o projeto emblemático “Baia de Luanda”. Este projecto destina-se a desenvolver as infra-estruturas rodoviárias e áreas públicas no centro de Luanda. Iniciou recentemente um grande esquema de reabastecimento e alargamento de praias na Ilha de Luanda para permitir novos empreendimentos que serão capazes de suportar 100.000 pessoas.

2012 - Uma quarta draga será comissionada e colocada em serviço. Será capaz de dragar rochas a profundidades de 16m, e irá expandir e aprofundar as instalações portuárias existentes ao longo da costa de Angola.

Q Carreiras

A DRAIMAR emprega atualmente mais de 200 pessoas em sete divisões da empresa.

Com o aumento da necessidade de dragagem, as divisões de asfalto e engenharia naval continuam a recrutar profissionais de construção e engenharia para cargos de longo prazo.

Q Projectos

Requalificação Baía de Luanda
A DRAIMAR efectuou diversos trabalhos de dragagem e recuperação para o projecto de Requalificação da Baía de Luanda incluindo a formação de um depósito de areia com 25m de altura numa área limitada do centro da cidade, a limpeza de lamas e lodos contaminados ao longo da margem da 'Marginal' existente e do terreno recuperação necessária para o desenvolvimento de novas áreas no centro de Luanda.

Para melhorar a qualidade da água na Baía de Luanda, a draga de sucção 'Quissanga' completou um canal de circulação de água de 50m de largura para auxiliar o fluxo de água através de áreas rasas dentro da baía. O material dragado foi utilizado para formar um estoque de areia para posterior utilização nas obras do empreendimento.

Contratos Adicionais foram então acordados para remover lamas e lodos da 'Marginal' existente com a draga de sucção de corte 'Quissanga' realizando dragagem em águas rasas e descarregando material na draga de sucção de reboque 'Cazanga'. O material indesejado foi então transportado a 5 km da costa e descartado em águas com mais de 50 m de profundidade.

Os trabalhos de recuperação subsequentes foram realizados para recuperar terrenos adicionais de 1 km de comprimento e 100 m de largura, onde foram feitas novas estradas e áreas públicas e áreas maiores para futuros empreendimentos residenciais e de escritórios no centro de Luanda.

As operações foram apoiadas pelos departamentos de levantamento hidrográfico, engenharia e terraplenagem da DRAIMAR com o uso de plantas anfíbias especializadas e equipamentos de levantamento.

Q Projectos

Instalação de Molhe Flutuante e Estacas, Baía do Mussulo

A Divisão de Engenharia Marítima da DRAIMAR instala diversos tipos de estacas-pranchas tubulares e metálicas para formar estruturas fixas para suportar pontes de acesso para molhes flutuantes e marinas.

Na Baía do Mussulo, a Divisão realizou mais de 25 projetos de estaqueamento no âmbito da instalação de molhes flutuantes e marinas para particulares e empresas. Os trabalhos incluíram a cravação de estacas de até 650 mm de diâmetro e o uso de comprimentos de estacas de até 12 m, com comprimentos adicionais adicionados por meio de soldagem e cravação adicional.

A fabricação de esquadrias de aço, passarelas de madeira e a execução de obras civis e elétricas também fazem parte desses projetos.

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